Prefeitura de Raposa realiza evento de conscientização em alusão ao Março Lilás com realização de sorteio para mulheres


Imagem principal da notícia

Ainda em alusão a campanha Março Lilás, a  Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com o Instituto Fonseca, realizou na manhã desta quarta-feira (12), uma ação dedicada às mulheres. O objetivo foi dialogar sobre os riscos do câncer de colo do útero e incentivar a prevenção da doença.

O momento, que aconteceu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Raposa (SCFV), contou com a participação do secretário de Saúde, Romilson Froes, e da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Cássia Barros. Na ocasião, foram sorteados diversos prêmios, dentre eles um fogão e um tanquinho de lavar roupas. Além disso, foram abordados assuntos relacionados à fibromialgia, doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. O encontro permitiu, ainda, que as participantes pudessem desfrutar de serviços de beleza e massoterapia.

A baixa procura pelo exame ginecológico, realizado periodicamente no público feminino de 25 a 69 anos, nas UBSs do município, provocou um alerta para a SEMUS, que buscou meios para atrair mais mulheres, como explica o titular da pasta, Romilson Froes.

“Precisamos prevenir a doença, e com o indicador baixo, a nossa preocupação era fazer com que mais pessoas retornassem as nossas Unidades de Saúde, por isso criamos esta estratégia em premiação. Se faz necessário o cuidado com a saúde, pois a doença, detectada precocemente, melhora as chances de sucesso do tratamento. Mulheres, incentivam mais mulheres neste autocuidado”, frisou.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Glaucia Rocha, a ação é de grande relevância, pois o câncer de colo de útero é o mais comum entre as mulheres, e também deu a oportunidade de trazer à discussão sobre a fibromialgia. “Esclarecemos muitas dúvidas aqui, porque muitas pessoas não sabem, por exemplo, que a rede pública atende a qualquer patologia, inclusive essa. Chamamos atenção para a detecção ainda em estágio inicial, para que os sintomas sejam retardados ou controlados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *